terça-feira, 4 de agosto de 2009

Stephenie Meyer é acusada de plágio!

Com todo o sucesso de Crepúsculo e todo o "burburinho" de Lua Nova, parece que as controvérsias em cima dos dois últimos filmes da saga Twilight, continuam crescendo.


A maioria dos fãs já estão familiarizados com a decisão de substituir Rachelle Lefevre, em Eclipse, por Bryce Dallas Howard.

Agora, Stephenie Meyer está sendo acusada de plágio.

Conforme relatado pela TMZ, a autora Jordan Scott enviou uma carta cessar-e-desistir ao editor do livro Breaking Dawn, indicando que o quarto livro da Saga Twilight contém uma "semelhança impressionante e substancial" com seu livro "The Nocturne", publicado em 2006.

Ela afirma que muitas cenas nos livros são semelhantes, tais como: (SPOILER Breaking Dawn!)

• Ambos contêm uma cena de sexo pós-casamento;
• Ambos retratam uma cena sobre uma mulher doente porque está grávida de uma criança com "poderes malígnos;"
• Ambos focam sobre a morte do personagem principal.

Em resposta, os representantes de Stephenie Meyer responderam à acusação de plágio noticiada hoje mais cedo em vários sites ao redor do mundo.

Segue a nota na íntegra:

"A alegação de que Breaking Dawn, de Stephenie Meyer, de alguma forma infringe de alguma maneira um suposto livro de alguem chamado Jordan Scott é completamente sem mérito. Nem Stephenie Meyer nem seus representantes tinham qualquer conhecimento sobre essa escritora ou seu suposto livro antes desta alegação. O advogado da senhora Scott deve ainda nos fornecer uma cópia do livro para sustentar esta alegação, como foi pedido. O universo da saga Crepúsculo e as histórias nele contidas são criações inteiramente feitas pela Sra. Meyer. Seus livros tem sido uma sensação fenomenal, e talvez não seja tão surpreendente ouvir que outras pessoas tentem andar na esteira do seu sucesso. Esta alegação é frívola e qualquer processo será defendido vigorosamente."

Pessoalmente, acho que Jordan Scott está tentando obter publicidade para seu livro e não há melhor maneira de obter atenção dizendo que um livro, que é sucesso no mundo inteiro, plagiou o seu. Essa é a impressão que tenho.
Depois que eu vi este artigo, fui procurar "The Nocturne" para ver do que se tratava, e realmente me pareceu um livro bastante interessante, um site tem o livro disponível online, em inglês, depois vou tentar ler todo o livro.
Acho essa história toda tão ridícula.
Já li muitos livros sobre vampiros, e vamos convir que sempre vamos achar algo parecido nessas histórias, não é fácil ser original, porque existem clichês sobre essas "criaturas"... eles estão todos mortos, são criaturas da noite, bebem sangue...
Não vi por enquanto o quão parecido estão os livros de Scott e Stephenie, talvez haja alguma coisa parecida, mas duvido que seja uma réplica exata.

0 comentários: